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Consultor de Marketing: o que é e porquê contratar

Consultor Marketing Digital

Contratar um consultor de marketing, ou DIY?

DIY, é a sigla para Do It Yourself. Em determinadas fases ou determinadas dimensões de projetos esta será uma boa opção. Mas, vale sempre apena procurar um consultor de marketing, pois acarreta riscos assumir este leme sozinho. Principalmente, se estamos a falar de investimentos de impressão, publicidade ou implementação de redes sociais e websites convém “começar com o pé direito”.  E, não nos vamos esquecer que, provavelmente, o seu principal foco será, muito provavelmente, gerar contactos e receitas!

Um dos primeiros passos pode ser começar por solicitar orçamentos. As respostas e as perguntas que as empresas, agências e profissionais irão fazer vão ajudá-lo a identificar o que realmente precisa e a limitar os seus objetivos.  OBJETIVOS?! Sim. E não se esqueça, não queremos intenções! Indique mesmo qual a receita que deverá ser gerada ou estimada para garantir resultados positivos e quem poderá ser o seu alvo. descreva um pouco o seu negócio e o que gostaria de ver. Et voilá! Acredito que todos irão sugerir uma multiplicidade de soluções de acordo com a sua especialidade e abordagens!

Recebeu orçamentos mas são caros e pensam já num ano, dois anos e ainda não está capaz de acompanhar este raciocínio e modalidade de pagamento? Não se preocupe, eu digo SIM ao DIY, desde que tenha o acompanhamento e orientação de um consultor. Mas, ATENÇÃO: todos os profissionais de marketing dão “um pézinho ali e acolá´”, mas não somos mestres em tudo! Verifique sempre se as especialidades correspondem ao que pretende!

Sim, participe ativamente nos primeiros passos, até porque é “o seu bebé”. Nesta fase, é também importante que se foque nas vendas, na motivação e nos seus clientes por isso não dispense um consultor de marketing. Este profissional irá oferecer orçamentos baixos e pequenas orientações ou simples opiniões essenciais para iniciar o seu posicionamento e a sua comunicação com o pé direito até estarmos preparados para um grande investimento. Mas desde já, prepare-se e vamos compreender o que é um consultor e como o poderá ajudar!

Eu? Maria Moura, Consultor de Marketing?

Como noutro artigo referi, não ambiciono ser um consultor de marketing, de SEO ou de comunicação. Em várias situações, ofereço dicas, partilho conhecimento e oriento possibilidades sem apresentar custos.

Já tive trabalhos extra que, ao acaso, se transformaram em avenças como foi o caso da Atmosensations e os seus eventos. Se me escolherem e me procurarem irei sempre tentar responder à necessidade ou até encaminhar para outro colega. Mas desde já prometo: Nunca lhe vou dizer que vou aumentar as vendas e os resultados. E sim, vai -me ouvir a dizer vamos trabalhar para ter números mais saudáveis, positivos e capazes de converter em mais vendas. Só o vamos conseguir juntos.

Não sou crente que um consultor de marketing consiga, a curto e médio prazo, fazer nada às suas vendas ou números. Um consultor vai orientá-lo para a melhor performance, as melhores ações e práticas a fim de conseguir os objetivos do seu negócio. Afinal, a última palavra é sua e o negócio é seu. Um consultor apenas colabora consigo e em muitos casos pode apoiar a gestão de marketing do seu negócio.

 

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